9.23.2011

A Teoria dos 5 elementos ou 5 movimentos

A teoria dos 5 elementos considera que o universo é formado pelo movimento e a transformação dos 5 princípios elementares representados por: a Madeira, o Fogo, a Terra, o Metal e a Água.


Shang Shu Da Chuan disse em seus manuscritos na China: "Água e Fogo, é o que bebe e come o povo. Metal e Madeira, e o que ele produz. Terra é o que gera os dez mil seres, o que é útil ao homem". Dai, por abstração, os "5 elementos" serviram para explicar o universo em todos os seus sentidos e formas.


Desde as origens, considera-se que esses 5 princípios tem entre eles relações constantes: eles se originam reciprocamente e são condicionados uns pelos outros. Seus movimentos e suas alterações incessantes realizam um ciclo ao longo do qual, eles se sucedem continuamente, dai sua segunda denominação: "Os 5 movimentos".


A teoria dos 5 elementos é utilizada na medicina Chinesa para explicar a fisiologia e a patologia, assim como as relações entre o organismo e o meio ao redor.


Mas é utilizada também na filosofia chinesa como um todo no seu dia a dia, na comida, meditação, Feng Shui. É possível aplicar esta teoria na sua vida inteira e ter uma resposta natural para todos os fenômenos existentes na natureza e acontecimentos de vida diária.


A medicina chinesa classifica os fenômenos conforme a natureza, função e forma deles, e os liga a um dos 5 elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal, Água. A partir dai são estabelecidas de modo sistemático as relações existentes entre eles.


Os elementos se geram naturalmente, formando um ciclo natural.


A ordem de produção dos 5 elementos é: a Água produz a Madeira alimentando a semente, a Madeira produz o Fogo pela queima, o Fogo produz a Terra pela cinza, a Terra produz o Metal por conter ele dentro( metal para os Chineses eram as rochas de onde eles retiravam o metal), o Metal produz a Água pois é o que a contem.


Desta forma gerada em um ciclo ininterrupto. Os elementos se controlam também evitando que algum tenha mais força ou quantidade que o outro, balanceando o ciclo natural.


A ordem de dominação é: a Madeira domina a Terra com suas raízes, a Terra domina a Água dificultando o seu caminho e lhe contendo, a Água domina o Fogo apagando, o Fogo domina o Metal derretendo, o Metal domina a Madeira cortando. Essa relação de dominação se reproduz também sem cessar.


O conceito dos 5 movimentos é extremamente simples mas para o mundo ocidental e cartesiano, entender este conceito acaba se tornando complicado pois não estamos acostumados a olhara para o movimento da natureza ao nosso redor.


Logo o homem ao se afastar da natureza se afasta de si e perde a conexão com o todo, tentando a entrar em desequilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário