9.15.2011

Terapia Holística: Complementar ou Alternativa

O termo Terapia holística muito usado anteriormente tem com o significado: relativo ao holismo. Aquele que prega a compreensão integral dos fenômenos, não apenas das suas partes separadas. Este conceito surge onde entendemos que todas a terapias e métodos de tratamento antigamente usados antes da criação da medicina moderna ocidental a 500 anos, lidava com o ser humano como um todo, não separadamente e seccionada como a medicina moderna o faz.


Na maioria das praticas em terapias holísticas vamos encontra um terapeuta analisando o ser como um todo, não vendo apenas sintomas, sinais ou características. Em sua maioria vai sempre analisar o estilo de vida, psicologia, alimentação, clima e meio onde se vive e então trazer todas as informações para a pratica da técnica e aplica-las para ter uma visão mais global do quadro da pessoa a ser tratada. Podendo assim ajudar de uma forma mais completa a pessoa e não somente melhorando um sintoma em especifico e uma queixa inicial.


A medicina moderna trouce para a saúde do ser uma conhecimento específico importante onde se entende de muitas formas uma disfunção do corpo, mas ao mesmo tempo criando um distanciamento entre o “curador” e o “doente”, que existia antigamente nos xamãs, curandeiras e médicos de família tinham, através do contato estreito com a família e era um amalgama de médico, psicólogo, amigo, farmacêutico, preparador físico e assim por diante.


Antigamente a medicina era feita através de chás, hidroterapia, analise corporal da fala, cor da pele, cheiro e queixas, “simpatias” que na sua simplicidade são na verdade técnicas rudimentares de cura como colocar algodão com vinagre e arnica nas axilas ou nas plantas dos pés, para baixar a febre com nossas vós faziam, por exemplo. Que funciona como um antitérmico natural Tirando o calor local. A diferença era obviamente que todas eram técnicas naturais e por isso menos agressivas ao ser humano. Se deixarmos de ver elas como alternativas as técnicas modernas e vermos como complementares teríamos uma qualidade, rapidez e eficácia maior nos tratamentos da maioria dos casos.


Alternativo seria mais correto de afirmar se pudéssemos usar ou um ou outro, como alternativas mas o ideal é trabalhar em conjunto, por exemplo a estudos que comprovam que a quimioterapia tem seus efeitos colaterais reduzidos ou até mesmo zerados com acupuntura, sendo feito em conjunto para citar apenas um caso.


Portanto se termos como prioridade a melhora do individuo com o tempo temos que nos conscientizar que o ideal e juntar forcas a medicina moderna e a holística ou complementar ou alternativa como preferir chamar pois ambas tem muito o que acrescentar uma a outra e quem sai ganhando é a saúde da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário