10.11.2011

Bioenergética a Medicina Chinesa científica

Para a mente cartesiana ocidental e muito complicado de entender ou conseguir explicar muitos dos conceitos explicados na Medicina Tradicional Chinesa.


Um dos motivos para que isso ocorra é o fato de tentarmos ver a Acupuntura apenas como uma medicina ou uma ciência, quando na verdade faz parte de um conceito muito maior e filosófico.


Na china eles vivem e experienciam a Medicina aplicada por eles, na alimentação, forma de respirar, maneiras e comportamento, em exercícios como tai shi, nos chás, em fim no estilo de vida deles como um todo.


Na filosofia deles com mais de 5 mil anos de existência, através da observação eles perceberam que tudo no universo segue uma mesma lógica natural.


E através desta observação milenar perceberam a existência de 5 divisões ou agrupamentos chamado de 5 elementos ou 5 movimentos, conhecido por diversas pessoas hoje no ocidente mas ainda visto com estranheza.


Achamos estranho pois em um exemplo dizer que a raiva esta ligada ao órgão Fígado, que sua cor é verde, seu sabor é o azedo, e assim por diante. falar isso não faz o menor sentido pra nossa visão ocidental.


Porém devemos lembrar que a cor da bílis é verde, secreção do fígado, um ditado antigo diz que quando uma pessoa fica muito irritada fica verde de raiva, e se chegarmos ao nível de raiva muito alto podemos expelir bile que sobre pelo tubo esôfago e tem um gosto azedo.


Logo a observação deles levou a fazer analogias naturais onde encontramos em ciclos na natureza, no corpo humano, no universo e assim por diante.


Mas para a ciência moderna ocidental não podemos apenas afirmar e aceitar passivamente, precisamos de uma explicação lógica e científica, par então aceitarmos este conhecimento.


Em sua visão Bioenergética, explica-se que na verdade este “agrupamento” ocorre pois todos tem uma mesma frequência energética, isto é, todos são equivalentes logo podem vir a se influenciar por este motivo.


Se utilizarmos equipamentos modernos de medição e fizermos a verificação da frequência de todos estes itens eles estariam em uma mesma frequência sendo energeticamente equivalentes.


Isto explicaria porque a raiva afeta ao fígado ao ponto da bile ser afetada, ou pessoas com problemas de fígado terem olheiras de cor esverdeada (observe quando alguém bebe muito além da sua capacidade como elas surgem).


Este e outros conceitos estão sendo estudados e passando por um entendimento mais “moderno” na Europa, e logo a Acupuntura poderá deixar de ser vista como algo alternativo e aceito como uma forma de medicina que funciona e tem seu embasamento em mais de 5mil anos de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário