10.24.2011

Acupuntura X Dor, uma batalha ganha

No ocidente já é fato conhecido os resultados positivos que a Acupuntura tem quando se trata de dores em geral.


Mas por que a acupuntura tem resultados tão rápidos e extremamente satisfatórios?


Tendo melhores resultados até que certos remédios em alguns tipos de dores ou que outras técnicas mais conhecidas como fisioterapia ou massoterapia.


Para a Medicina Chinesa existem varias causas para as dores, cada uma com tratamento específico, sendo que não é trata dor em si, e sim tratada a causa da dor, e justamente por este motivo os resultados são tão impressionantes.


Muito comum um cliente sair da maca de um Acupunturista e fazer o comentário “parece que minha dor foi tirada com a mão”, pela velocidade da melhora.


Mas o ideal é que além de resolver a dor o terapeuta explique o motivo pela qual ela ocorreu para seu cliente, pois em diversos casos ao saber como ocorre ele mesmo pode trabalhar na sua prevenção.


No meio terapêutico dizemos que existem dois tipos de acupuntures, os “colocadores de agulhas” e os Acupunturistas, os primeiros escutam uma queixa e tiram um sintoma como na medicina ocidental o segundo procura a causa possível e trata ela para que não retorne o problema.


Em ambos os casos o cliente sai satisfeito sem a sua dor porem no primeiro caso a tendência da dor retornar é muito maior do que no segundo pois não foi tratado a causa e sim apenas o sintoma.


Outro dado interessante de se citar com relação a acupuntura e a dor, é que em qualquer caso a agulha de acupuntura tem efeito anestésico sobre o local, logo o medo que as pessoas tem de que acupuntura causa dor se torna obsoleto.


Mesmo que ela venha a sentir a picada, fato que nem sempre ocorre, logo em seguida a região perde a sensibilidade pelo efeito anestésico que a agulha tem sobre o local.


Sendo este também um dos grandes fatores pelo qual a acupuntura ser tão eficaz no tratamento de dores em geral.


A acupuntura tem resultados comprovados em melhora de clientes com DORT/LER, Fibromialgia, Artrite, Artrose, Lombalgia e Ciatalgia, Nevralgia do Trigêmeo tensões musculares crônicas dentre outras tantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário