Você prefere frio ou calor? Se souber responder a essa pergunta, já pode colocar em prática os ensinamentos da dietética chinesa a arte de alimentar-se equilibradamente de acordo com a medicina oriental.
Ao contrário da nutrição ocidental, que relaciona os alimentos de acordo com a bioquímica (vitaminas e nutrientes), a dietética chinesa trabalha com a energia dos alimentos que pode ser yin (fria) ou yang (quente).
Se a pessoa prefere o frio, é porque é uma pessoa yang (quente). Se prefere o calor, é yin (fria). Então, a alimentação deve sempre buscar esse equilíbrio. Pessoas yin devem ter uma alimentação mais voltada para o yang e vice-versa.
Os alimentos yin são mais calmantes, e os yang, mais estimulantes. E cada alimento também faz parte de um dos cinco elementos da natureza: água, metal, madeira, fogo e terra. Cada um deles é responsável pelo equilíbrio energético de uma parte do corpo.
Dessa forma, os alimentos são usados como "remédios" que suprem as energias que o corpo necessita ou bloqueiam as que estão em excesso.
Se a pessoa está triste, decepcionada, está com uma energia yin no coração. Para equilibrar, precisa investir em alimentos yang que atuem nesse órgão.
Se está agitada, é melhor que se alimente com algo que traga uma energia relaxante. Isso vale para todos os órgãos.
No inverno, por exemplo, é muito comum pessoas terem problemas respiratórios. É preciso equilibrar as energias do pulmão, investindo em alimentos yang, como cravo, canela e gengibre, por exemplo. No caso de uma azia por ter comido demais, o ideal é investir em alimentos yin já que o estômago sobrecarregado produz energia yang.
A partir do equilíbrio energético é possível prevenir doenças e manter-se saudável, o que também ajuda a eliminar quilinhos a mais. A pessoa adota um estilo de vida equilibrado e emagrece sem sentir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário