10.03.2011

Auriculoterapia


Dentro dos microssistemas da Acupuntura, a Auriculoterapia é nos dias atuais e mais populares, isso não somente na China e no Oriente, mas também em todo Ocidente.


O método sobressaio às outras técnicas pelos seus resultados obtidos e por ser geralmente pouco invasivo, o que agrada os pacientes ocidentais. As famosas "sementes na orelha".


Um grande passo, e de extrema importância para o fortalecimento da Auriculoterapia no ocidente, foi dado pelo professor Nogier da França, que dedicou muitos anos de sua vida ao estudo do método, publicando livros e artigos, a Auriculoterapia francesa e muito utilizada no mundo todo.


A Auriculoterapia é uma técnica da Acupuntura, que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamentos terapêuticos, usando de reflexo sobre o sistema nervoso central. Isto ocorre por termos uma grande quantidade de inervações no pavilhão auricular e por ser as inervações mais próximas do Sistema Nervoso Central e o de acesso mais rápido a ele.


Entendendo isso podemos mapiar o pavilhão e então determinar algumas áreas específicas a serem estimuladas mandado comandos para o cérebro que os redireciona para a região ou função especifica. Desta forma ocorrendo modificações ou estímulos bioquímicos no corpo.


O uso desta técnica como objetivo terapêutico vem desde a antiguidade, no Oriente e na Europa Antiga. Existem relatos de que as mulheres do antigo Egito usavam pontos auriculares como forma de anticoncepcionais, isto no século 2500 a. C.


Outros relatos, como os escritos por Hipócrates, e traduzidos em 1851 por Litfreé, dizem que as incisões efetuadas no pavilhão auricular do homem produziam ejaculação escassa, inativa e infecunda. Ainda, escreveu que existia uma região do dorso da orelha, que ao ser picada curava a impotência masculina.


Mesmo Hipócrates ao escrever o “O Livro das Epidemias”, indicava a punção com estiletes nos vasos auriculares para o tratamento de processos inflamatórios.


A principal obra da acupuntura, o livro “Hung Ti Nei Ching”, escrito há mais de 5000 anos, traz relatos de que o pavilhão auricular é um órgão isolado que mantém relações com os demais órgãos e regiões do corpo através do reflexo cerebral.


A localização e a nomenclatura dos pontos foram sendo introduzidas conforme eram intensificados os estudos e as observações aurícula-órgão, aurícula- função orgânica, aurículas-posição anatômicas.


É possível utilizar esta técnica para auxiliar em praticamente qualquer distúrbio ou doença, vindo a ser uma ferramenta de estrema eficácia complementar para diversos tratamentos.


Os usos mais conhecidos são para tratamento de ansiedade, fome, obesidade, dores, enxaquecas, auxiliar em tratamentos de vícios, mas existem uma infinidade de aplicações sempre funcionando melhor em conjunto com outra técnica como acupuntura, Naturopatia e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário